Serviços Aduaneiros

Habilitação para Importadores e Exportadores - RADAR

Antes mesmo de qualquer operação no comércio internacional, as empresas nacionais necessitam de um credenciamento. A IBRC oferece a seus clientes toda a estrutura e informações necessárias para credenciamento de importadores e exportadores no sistema RADAR da Secretaria da Receita Federal do Brasil, orientando no levantamento de documentos e procedimentos necessários, bem como a entrada dos processos e acompanhamento dos mesmos.

Classificação Fiscal de Mercadorias

A Classificação Fiscal de Mercadorias na NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é fundamental para a classificação correta dos produtos, bem como na apuração dos tributos envolvidos nas operações de importação e exportação. Equívocos na classificação podem trazer sérios problemas às empresas, desde uma penalidade para a classificação fiscal inadequada (1% sobre o seu valor), até os casos de recolhimento a menor de impostos e contribuições, em que a multa, em regra, corresponde a 75% do tributo omitido. Com o evento da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e e a Escrituração Fiscal Digital – EFD, essas falhas ficam ainda mais evidentes à fiscalização, tornando o contribuinte mais vulnerável à imposição de penalidades, o que reforça a necessidade de um trabalho mais elaborado. Para isso, oferecemos a nossos clientes um serviço específico de consulta através da TEC WEB (Tarifa Externa Comum), da Editora Aduaneiras, ferramenta fundamental na obtenção da correta classificação fiscal de mercadorias.

Planilha de custos

Na IBRC sua empresa poderá simular todos os custos que envolvem as operações de importação e exportação através de planilhas que são ferramentas fundamentais para o planejamento das ações.

Contratação de fretes nacionais e internacionais

Na contratação de fretes nacionais e internacionais a IBRC possui parceiros tradicionais e com larga experiência no mercado, que oferecem a maior gama de serviços com segurança, agilidade aliadas ao baixo custo, o que garante absoluta tranqüilidade a seus clientes.

Regime Especial de Drawback

O Regime Especial de Drawback é o mecanismo que permite a isenção, suspensão ou a eliminação de tributos na importação de insumos que serão utilizados na utilização de produtos que serão exportados. Trabalhamos também na emissão e controle desses dispositivos para os clientes que dele se utilizem.

Exportação

Atuamos em todas as etapas do processo de Exportação, como: Emissão de Fatura Comercial, Packing List, Certificado de Origem, Declaração de Exportação, Normal e Simplificada, Laudos Técnicos e acompanhamento junto aos órgãos federais e estaduais. Prestamos aos nossos clientes todo o suporte técnico para a realização das operações com a preocupação de cumprimento dos prazos de embarque e conclusão documental. Nosso operacional fica encarregado do desembaraço das mercadorias com acompanhamento nos armazéns alfandegados.

Importação

Nos processos de importação de produtos oferecemos suporte técnico e analise documental, pré e pós-embarque, liberação de documental junto a agentes de carga, emissão e liberação de Laudos Técnicos junto a órgãos federais e estaduais, recolhimento de tributos, desembaraço das mercadorias e melhores condições e prazos de pagamento de armazenagem.

Licença de Importação

Licença de Importação ou LI é um documento eletrônico processado por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior – SISCOMEX, utilizado nas importações de produtos cuja natureza ou tipo de operação esteja sujeita a controles de órgãos governamentais. Emitimos e orientamos os importadores no deferimento desses processos.

Trânsito Aduaneiro

É o regime especial que permite o transporte de mercadorias, sob controle aduaneiro, de um ponto alfandegado para outro com suspensão de tributos. Geralmente esta operação compreende a remoção de mercadorias das zonas primárias (portos, aeroportos e fronteiras terrestres), para as zonas secundárias (EADI, Entreposto Industrial ou Recintos Industriais) que operam RECOF, etc.

Desembaraço Aduaneiro

Desembaraço Aduaneiro é o procedimento fiscal onde é verificada a exatidão documental e física das mercadorias importadas ou exportadas de acordo com a legislação vigente. A IBRC possui uma linha de frente altamente qualificada para toda a execução do processo documental e operacional junto as Alfândegas executando todo o tramite de despacho e embarque de mercadorias por vias aéreas, marítimas e rodoviárias.

Suporte para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Possuímos um programa de auxílio para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, enviando aos nossos clientes, via e-mail, um arquivo que quando integrado ao sistema SEFAZ da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, possibilita a imediata configuração de Nota Fiscal exatamente como declarado da Declaração de Importação. Esse procedimento torna mais prático e ágil toda a parte fiscal da empresa, como também o processo de carregamento e entrega das mercadorias.


Desenvolvido por